Mosteiro Budista Suddhavāri

Budismo Theravada, Tradição da Floresta

Início do vassa

Já temos uma base temporária em São Lourenço a partir da qual pretendemos encontrar e adquirir um terreno na região para o estabelecimento definitivo do monastério. Este local está sendo ofertado pelo Lair Alves que se dispôs a pagar o aluguel mensal e também por várias pessoas de São Lourenço e região que doaram móveis, utensílios e trabalharam duro para limpar e preparar o local para nós. Anumodanā a todos! A ideia é que esse local sirva tanto de base de apoio para o projeto do mosteiro como de hospedaria para aqueles que queiram visitar.

Ajahn Mudito passará o Vassa de 2017 acampado no alto de um morro próximo. Todos os dias às 10:00 ele desce para recolher alimentos como esmola (pindapāta) e então volta à casa de apoio por volta das 11:00 para fazer sua refeição. Feita a refeição, aqueles que desejarem podem fazer perguntas e conversar sobre Dhamma com ele.

Quem quiser visitar e passar alguns dias pode fazê-lo desde que avise antes. A casa em que estamos é muito simples e não possui luxo algum, mas tem banho quente, eletricidade e cozinha básica. Há três leitos disponíveis, portanto o número máximo de hóspedes que podemos abrigar são três, mas é possível também acampar na área próxima.

Com relação às refeições, já nos próximos dias instalaremos uma geladeira e fogão para quem quiser cozinhar. Também é possível combinar com um dos moradores da vizinhança que cobra um preço para trazer marmitas para as pessoas que estiverem aqui (não há opção vegetariana), ou pedir uma entrega de algum restaurante da cidade, ou mesmo ir de carro até lá almoçar e depois voltar (talvez trazendo uma refeição para esquentar e comer à noite, caso queira jantar).

Quem vem de carro pode seguir as instruções do Google Maps (o link está abaixo). Quem vem de ônibus deve descer na rodoviária e pegar um táxi lá mesmo. Aqui não há endereço com nome de rua e número de casa – o mais fácil é você mostrar ao taxista onde fica no mapa. Se quiser combinar antecipadamente que um taxista da região vá te buscar na rodoviária, você pode procurar no Google por “táxi são lourenço minas gerais” que surgem várias opções.

Se quiser vir visitar e se hospedar uns dias aqui, envie uma mensagem para mosteiro@sociedadebudistadobrasil.org dizendo quando quer chegar e quantos dias vai ficar. Está frio (11º graus de madrugada), portanto traga cobertores ou saco de dormir suficientes, além de roupa de cama de banho.

Uma opção mais confortável é ficar numa hospedaria que há aqui perto. A casa é muito bem equipada e confortável. Eles alugam quartos ou a casa inteira. O dono se chama Egas e ele só atende através de mensagem do Whatsapp número 035 9870-82741.

Por enquanto é só isso que temos de novidade, mas logo divulgaremos qual será nossa agenda semanal de atividades aqui em São Lourenço e que progresso estamos fazendo com a aquisição do terreno. Até mais!

Localização da casa de apoio no Google Maps

Localização da hospedaria do Egas no Google Maps

4 Comentários

  1. Temos uma área muito interessante e que talvez seja o que vocês procuram.
    Vamos conversar ?

  2. Bhante, apenas uma sugestão: assinei este blog para receber notificações de novas publicações por e-mail. No entanto, as mensagens sempre chegam com um atraso considerável (geralmente no dia seguinte ou dois dias depois!). O mesmo ocorre com o seu blog pessoal no Weebly e com o excelente site Dhamma da Floresta, os quais também sou assinante.

    Como não tenho Facebook, sugiro que (se possível) criem uma conta para cada um desses sites no Twitter que, a meu ver, tem um alcance muito mais global no que tange à divulgação do que o próprio Facebook, além de ser muito menos “bagunçado” para os usuários.

    Além disso, acredito que o Twitter tem muito mais capacidade de atrair possíveis investidores e/ou interessados no projeto (a nível mundial) do que o Facebook, que é algo mais restrito a grupos de “amigos”.

    É só uma sugestão. Certamente algum voluntário poderá se incumbir de tal tarefa caso tenha interesse.

    Obrigado!

Comentários estão fechados.